TÉCNICA 5S PARA ORGANIZAR SEUS ESTUDOS DE MÚSICA

Muitas vezes resistimos a começar a estudar ou praticar, mesmo sabendo que a boa execução musical depende de treino constante. A metodologia 5S ajuda bastante a organizar os estudos, manter o foco e a consistência, nesse artigo vamos entender como funciona a técnica 5s para organizar seus estudos de música, instrumentos e materiais de maneira mais eficiente.

Que os japoneses são focados e por conta dessa disciplina obtêm excelentes resultados, isso nós já sabemos. Mas você sabia que suas atividades são desempenhada utilizando, muitas vezes, princípios que não são complicados?!

A técnica 5S, entre outros aspectos, ajuda a manter a organização a fim de que não se perca o foco, além do mais quando as coisas ficam desorganizadas, a resistência em realizar determinada atividade tende a ser maior, induzindo a procrastinação.

Designed by Freepik

Origem da metodologia 5s

Primeiramente é preciso enfatizar que a metodologia 5s faz parte das técnicas de qualidade total na Administração, essa técnica surgiu após a segunda guerra mundial para que o país pudesse se reerguer e aplacar os estragos causados.

Empresas japonesas receberam orientação de americanos e acabaram aperfeiçoando-as (não há nada que não façam melhor 🙂 ).

No Japão ficou conhecida como qualidade no estilo japonês ou Total Quality Control (TQC – Controle da Qualidade Total), que controla o processo (passo a passo de determinada atividade, projeto, etc.).

Sua função é cuidar da base das atividades: organização do ambiente, das atividades, dos materiais e equipamentos e também das pessoas.

Inicialmente focava mais na eficiência (evitar o desperdício) e resolver os efeitos da guerra (reorganizar). Mas com sua evolução acabou se espalhando e hoje pode ser aplicado a qualquer atividade e em qualquer lugar.

⇒ Continue comigo e descubra como aplicar de forma eficiente atécnica 5s para organizar seus estudos de música.

Significado da metodologia 5s

A metodologia tem esse nome pois se trata de 5 palavras japonesas iniciadas com a letra “S”, são elas:

Significado dos 5S

5sconceitoobjetivo
整理 Seiri ⇒ UtilizaçãoSeparar o necessário do desnecessárioEliminar do espaço de trabalho o que seja inútil
清掃 Seisō ⇒ LimpezaCada coisa em seu lugarOrganizar o espaço de trabalho de forma eficaz
整頓 Seiton ⇒ OrganizaçãoLimpar e cuidar do ambiente de trabalhoMelhorar o nível de limpeza
清潔 Seiketsu ⇒ Higiene Criar normas/"standards"Criar normas claras para triagem/arrumação/limpeza
躾 Shitsuke ⇒ Disciplina Todos ajudamIncentivar melhoria contínua

 

 

Como aplicar a metodologia 5s para para organizar estudos musicais

Exemplo de 5s para músicos

 conceitoobjetivo
整理 Seiri ⇒ UtilizaçãoSeparar instrumentos e material de estudo (partituras, métodos, livros, programas de computador ou aplicativos, cadernos, etc.)Eliminar do espaço de estudos todos os outros materiais que não são uteis para a atividade atual, evitar pensar em outra partitura, repertório enquanto se estuda o escolhido.
清掃 Seisō ⇒ LimpezaCada coisa em seu lugarNada de papéis amassados, cadernos espalhados e instrumentos fora do lugar.
整頓 Seiton ⇒ OrganizaçãoLimpar e cuidar do ambiente e também dos instrumentos, instrumentos de sopro, por exemplo, necessitam de cuidados especiaisMelhorar o nível de limpeza também ajuda que tenhamos mais disposição para realizar o estudo/prática
清潔 Seiketsu ⇒ Higiene Criar normas/"standards"Criar normas claras para triagem/arrumação/limpeza (por exemplo, partituras estudadas na pasta azul, limpar flautas a cada uso).
躾 Shitsuke ⇒ Disciplina Todos ajudam - neste ponto, podemos reforçar a disciplina e ainda aplicar a estudos coletivos, prática em conjunto, etc.Incentivar melhoria contínua

 

Conclusão

Embora não se trate do estudo propriamente dito de música, existem diversos fatores externos que colaboram para que fatores internos (tranquilidade, foco, etc.) estejam equilibrados com objetivo de que o aprendizado se torne eficaz.

Administrar esses fatores é fundamental, assim no momento do estudo, teórico ou prático, a nossa atenção se atém com mais facilidade e com mais intensidade para tal atividade.

A administração dos fatores mencionados na metodologia 5s contribuem, ainda que indiretamente,  para o equilíbrio emocional, e o psicólogo Daniel Goleman já discorreu de maneira brilhante sobre a “inteligência emocional” em seu livro de mesmo nome. Mas isso é assunto para um próximo artigo 😉 .

Então agora é hora de botar a mão na massa, use essa importante ferramenta da qualidade e organize, otimize seus estudos. Faça o teste e perceba como faz toda a diferença!

Aplicar a técnica 5s para organizar seus estudos de música e também seus materiais, instrumentos e ambiente ajuda muito a manter o ambiente em ordem, mas, mais do que isso, a nos livrar de distrações, consequentemente influenciando o aprendizado.

Esse artigo foi útil para você? Espero que essa técnica japonesa te torne um ninja nos estudos e na sua performance musical. Compartilhe com seus amigos, ajude aquele amigo desorganizado a melhorar sua prática com essa dica ;).

Tem algo a acrescentar? Deixe sua dúvida, crítica, ideia para que possa melhorar os conteúdos do site! Juntos somos mais!

Fontes:

5s.com.br

Wikipédia 

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *